3.08.2009

O arquitecto Coderch, os arquitectos e a arquitectura regionalista






Casa Ugalde - Coderch - Caldes d’Estrach - 1951

Coderch é uma arquitecto Catalão, católico, conservador politicamente e nalguns momentos activista politico de direita. Viveu entre 1913 e 1984. É em tudo semelhante ao percurso de Fernando Távora, com a excepção de ser um arquitecto mais novo.
Coderch não aceita a arquitectura moderna internacional e entende que esta devia estar baseada mais na Natureza do que na Indústria. Conhece e priva directamente com Alvar Aalto partilhando muitas das suas ideias sobre a arquitectura e a sua relação com os lugares ou regiões.
Coderch rejeita a arquitectura como uma máquina e entende que esta se deve relacionar mais com o corpo e com o lugar. É talvez o arquitecto que mais verdadeiramente valorizou o espírito do lugar enquanto factor determinante para a elaboração dos projectos de casas ou edifícios públicos.
A casa Ugalde é disso exemplo. A sua planta completamente orgânica e adaptada ao terreno permite que cada divisão se relacione de uma determinada forma com a paisagem e proporciona uma vivência ímpar na relação com a natureza envolvente. Neste projecto dezenas de árvores foram poupadas através da deformação da casa e ao mesmo tempo outras tantas foram plantadas.
Coderch deixa para a arquitectura certamente algo como a... pura poesia da natureza.

Sem comentários: