4.05.2009

O arquitecto Gunnar Asplund e a arquitectura moderna de identidade







Gunnar Asplund - Capela - Estocolmo 1918

Gunnar Asplund é um arquitecto sueco que atravessa o período mais conturbado da modernidade da arquitectura. Nascem em 1885 e morre em 1940.
No entanto a sua localização, a sua cultura e o seu discernimento fizerem deste arquitecto um personagem algo marginal às grandes vanguardas estéticas que se desenrolavam na altura. Todavia a História da arquitectura faria a sua justiça e entenderia aquilo que fora muitas vezes considerado reaccionário como algo de extraordinária sabedoria.
Gunnar Asplund tem particular importância porque sabia o quanto a simbologia e o lugar eram importantes na arquitectura.
Assim para além de um olhar atento e sensível aos lugares, Asplund sabia que uma porta era mais que uma porta, que um telhado é mais que um telhado, que uma coluna dórica é muito mais do que uma coluna dórica. Asplund sabia que a arquitectura vivia de símbolos e por isso nunca renegou a linguagem clássica greco-romana. O que Asplund fez foi adaptá-la a um nível de beleza e minimalismo que muitos julgariam impossível.
A Capela de Estocolomo é um exemplo de simbologia, simplicidade, sensibilidade ao lugar e linguagem minimalista "avant-la-lettre". As suas colunas delicadas, o rigoroso remate do seu telhado, a simplicidade com que dialoga com o bosque, a força da sua luz interior elevaram a arquitectura moderna a um patamar nunca antes alcançado.
A arquitectura moderna sabia agora representar os mitos do Homem, sabia agora no fundo...comover.

1 comentário:

100 Planos disse...

Parabéns pelo blog. Um excelente trabalho de divulgação e educação arquitectónica.
Obrigado