12.14.2009

O arquitecto Felix Candela




Fábrica de rum Bacardi - 1960 - México

A História da arquitectura moderna é muias vezes vista, infelizmente como a história das vanguardas estéticas do centro da Europa, a fuga dos seus protagonista para os EUA e o Pós-guerra nos países do ocidente. Ora, como já vimos atrás, este é um facto falso. Em zonas periféricas às grandes potências económicas encontramos investigações extraordinárias e ímpares. O arquitecto Candela é um destes casos. Mexicano e num meio de recursos limitados teve a inteligência de desenvolver o que não se poderia fazer noutros lugares até mais desenvolvidos: estruturas de betão armado com espessuras que chegavam aos 5cm (poupando material e aproveitando a mão de-obra especializada e artesanal, mas barata e laboriosa)
Nenhum arquitecto da modernidade homenageou tanto a arquitectura gótica, e imagine-se onde!
Os espaços de Candela possuem uma extrordinária leveza e aproveitaram ao máximo as possibilidades do betão armado ou como dizem os nossos queridos amigos do Brasil, o concreto. O arquitecto Candela forma-se em arquitectura, mas estuda engenharia por si só e tranforma a engenharia em arquitectura.
A fábrica de rum Bacardi é exemplo de tudo isto. Com uma estrutura optimizada e gastando o mínimo de material possui uma dimensão e altura extrordinária e coloca de novo o México no mapa da arquitectura mundial tal como outros grandes vultos da arquitectura mexicana como Barragán. Assim se fez a arquitectura moderna de qualidade, dando autênticas lições de engenho e arte a países com muitos mais meios e recursos...

Sem comentários: